Família e suas relações de poder e sexo

Livro clássico. Sexo e Poder – a família no mundo. A história e as mudanças no mais resistente dos nossos grupos sociais.

Livro Sexo e Poder, a família no mundo

R$45,00. Compre agora

Sexo e Poder é considerado pelo historiador Eric Hobsbawm como um dos mais importantes livros publicados nos últimos 30 anos.

Obra que analisa as transformações etnográficas da instituição familiar pelo mundo entre os anos de 1900 e 2000. Uma avaliação aprofundada dos sistemas de família, de sexo e de gênero ao longo dos tempos. Fatores econômicos, políticos, sociais e culturais são cuidadosamente ponderados em cada contexto e situação de análise.

Dessa forma, o livro faz um estudo detalhado e original a respeito do patriarcado, do casamento e da fecundidade, numa abordagem minuciosa de seus aspectos inerentes principalmente no que concerne ao novo papel social das mulheres.

O leitor terá a seu dispor uma gama de informações de natureza diversa (jurídico-política, histórica, antropológica, demográfica), além de uma literatura especializada com múltiplas fontes bibliográficas que incluem dados da América Latina e do Brasil.

Sexo e Poder: a família no mundo, 1900 – 2000

Autor: Göran Therborn
Tradução: Elisabete Dória Bilac
São Paulo: Contexto, 2006. 512 págs
Livro bem conservado. Seminovo.
Formato: 16 x 23 cm
Encadernação: Brochura.
Leia: Prefácio / Sumário

Frete grátis em Presidente Prudente/SP

R$45,00

Adquira agora esse livro

Contato Lado B Livros. WhatsApp (18) 98100-8283
A primeira parte do livro retrata os poderes familiares masculinos, uma discussão sobre direitos e deveres de pais e filhos, homens e mulheres, maridos e esposas. Embora a primazia do papel masculino na família esteja retrocedendo, ele pode ganhar fôlego mediante a ascensão de fundamentalismos religiosos – cristão, judeu, muçulmano e hindu – que tendem a promover o domínio da família pelo homem.

A segunda parte debate as mudanças na estrutura do casamento como instituição para o controle da sexualidade. Fruto de forças biológicas e sociais, o casamento tornou-se uma forma de regulação do comportamento sexual, definindo quem pode, quem deve ou não deve ter relações sexuais e com quem.

Contudo, o contexto social e sexual dos casamentos nos dias de hoje está muito diferente. É que o capitalismo acaba por mercantilizar as relações pessoais e sexuais, transformando-as em meras mercadorias.

Ainda que o modelo tradicional de casamento se mantenha em diversas partes do mundo, há cada vez mais um padrão pluralista de relações e vínculos sexuais como, por exemplo, as uniões consensuais e coabitações que são menos formais e com normas não-ritualizadas.

Obra de Göran Therborn: Sexo e Poder

O terceiro tópico aborda o passado, o presente e as perspectivas futuras da fecundidade e do controle de natalidade. Assim, são examinadas duas ondas responsáveis pelo declínio da fecundidade no mundo: A que trata do casamento tardio e seu impacto nas carreiras reprodutivas e na parturição final, e também a que se refere ao controle deliberativo da fecundidade marital, a partir de políticas de Estado e do planejamento familiar.

Essa última onda foi reforçada sobretudo pela inovação tecnológica de contraceptivos baratos e fáceis, além da esterilização reversível, do dispositivo intra-uterino e da pílula. Outro fator contributivo foi o movimento feminista que surgiu em resposta às desigualdades de gênero colocadas pela situação pós-patriarcal, entre elas, o difícil equacionamento trabalho-família para as mulheres.

Sexo e Poder, leitura indicada não apenas para estudiosos da família, mas também para todos aqueles que se interessam pelas mudanças sociais e desejam entender melhor o tempo em que vivemos.

Göran Therborn, autor.

Göran Therborn

Um livro profundo em sua análise histórica e admirável na pesquisa mundial que faz sobre a cena de casamento e sexo.

Göran Therborn é sueco e um dos maiores sociólogos da atualidade. Professor na Universidade  de Cambridge, no Reino Unido.
Ele costuma ser solicitado para palestras e workshops em universidades espalhadas pelo mundo todo como EUA, França e diversos países da América Latina.
Profícuo autor, destacou-se  por seus estudos sobre os rumos do capitalismo e do marxismo contemporâneos. Therborn direcionou suas pesquisas nos estudos comparativos das sociedades: Estado, ideologias e desigualdades sociais e econômicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *