Biografia de Marcelo Odebrecht, O Príncipe

Marcelo Odebrecht. O Príncipe. Detalhes pouco conhecidos da intimidade do herdeiro de uma das principais dinastias corporativas nacionais. Livro novo.

Marcelo Odebrecht, biografia não autorizada

R$33,00. Adquira agora

Ele é um dos personagens centrais do estopim de corrupção que escandalizou o país. Saiba como isso funcionava nos corredores do grupo empresarial e também toda a história desse homem de dupla personalidade.

Marcelo Odebrecht é um homem de bem. Pai carinhoso, marido atencioso e uma pessoa discreta, avessa à ostentação. Deu emprego a quase 200 mil pessoas, pagou bilhões de reais em impostos e levou um dos maiores grupos empresariais do país a uma era de ouro.

Contudo, Marcelo Odebrecht é também um homem corrupto. Montou um sistema profissional de pagamento de propinas e caixa dois para uma legião de políticos de todos os espectros ideológicos, e subverteu a cultura corporativa criada pelo seu avô Norberto.

A TEO (tecnologia empresarial Odebrecht), como era conhecido o método de trabalho implantando pelo avô nos anos 40, fundamentava-se numa espécie de teologia que pregava a honestidade e a transparência. Um manual de filosofia corporativa que misturava orientações sobre crescimento pessoal a conceitos inspirados em Martinho Lutero ou no filósofo Jean-Jacques Rosseau.

O Príncipe

Uma biografia não autorizada de Marcelo Odebrecht
Autores: Jornalistas Marcelo Cabral e Regiane Oliveira
Editora: Astral Cultural, 2017
Capa: Brochura. 416 págs
Livro novo

Frete grátis em Presidente Prudente/SP

R$33,00

Adquira esse livro agora

Contato Lado B Livros
O nome do livro, O Príncipe, faz uma referência a Maquiavel. E seu conteúdo mostra a todo o tempo o contraditório e a ambiguidade. Um Marcelo que se divide entre o cidadão de bem e o agente corrupto sem qualquer pudor.
Da sua inteira dedicação à empresa até se tornar o foco das investigações da Lava Jato, você ficará por dentro de todo o pluralismo da identidade dessa pessoa que é um verdadeiro paradoxo.

De um lado, um empresário respeitável, porém condenado como líder de quadrilha. De outro, amado pelos funcionários, mas temido pelos políticos.

Um Príncipe que se sentia como o bobo da corte da República

Marcelo Odebrecht e sua biografia não autorizada

De origem humilde, a família Odebrecht chegou da Alemanha e se instalou no início do século XX no norte do estado de Santa Catarina, depois no Rio de Janeiro, Recife e, finalmente, em Salvador, na Bahia, onde começaria o império da construtora.

Ex-recruta do Exército, engenheiro recém-formado que foi trabalhar no interior do país para ganhar experiência, Marcelo, hoje com 48 anos, assumiu o comando do grupo Odebrecht em 2008.

Viveu o período de auge da empresa, multiplicou o faturamento e defendeu sua expansão, ampliando o foco para áreas como combustíveis e agroindústria. Mas, ao mesmo tempo, resolveu dar “profissionalismo empresarial” ao suborno político, conforme os autores do livro.

Para tanto, chamou um auxiliar de confiança, que projetou o Setor de Operações Estruturadas, e estabeleceu que os repasses seriam descentralizados – o que elevou também a quantidade de dinheiro gasto com esse fim.

Um capítulo do livro reproduz depoimentos da delação de Marcelo, formando um relato em primeira pessoa sobre o funcionamento da arquitetura desse esquema.

Eu, de certo modo, permiti caixa dois. […] Errei, fiz vista grossa, eu cresci assim, o setor empresarial era assim. […] O Brasil vai precisar encarar isso.

O livro traz ainda detalhes de seu período na prisão como, por exemplo, o pedido para que subordinados detidos usassem camisas com o logotipo da empresa.

Livro O Príncipe, de Marcelo Cabral e Regiane Oliveira

Essa é uma obra que revela a personalidade detalhista, disciplinada e obstinada de Marcelo Odebrecht, expondo conflitos históricos e recorrentes entre ele e o fundador do império Odebrecht, Emílio.

Os autores contam que, desde a adolescência de Marcelo, inúmeras pequenas discussões já marcavam o dia a dia de ambos. Diferenças de opinião, comportamentos opostos, qualquer coisa podia transformar-se em motivo para entreveros.

O fato é que, bem antes do rompimento público por causa de divergências a respeito do que deveria ser dito ou não no primeiro depoimento aos procuradores da Lava Jato, a relação dos Odebrechts já vinha sendo abalada por constantes tensões e desentendimentos há muito tempo.

Marcelo e Regiane, autores de O Príncipe

Autores Marcelo e Regiane

Marcelo Cabral, jornalista que prestou diversos cursos de pós-graduação e MBAs nas áreas de negócios e finanças, para entender como a economia molda a trajetória dos países, da política e das pessoas. Fez carreira em publicações como as revistas Época Negócios, Isto é Dinheiro, Exame e Você S/A. Passou também pelos jornais O Estado de S. Paulo e Brasil Econômico, além dos portais G1 e Ig.

Regiane Oliveira, jornalista e historiadora. Desde 2001, atua na cobertura de economia e negócios em veículos como Gazeta Mercantil e Brasil Econômico, além de produzir reportagens para Rolling Stones, Fórum e Valor Econômico. Em 2014, foi contemplada com a bolsa de estudos Erasmus Mundus, com a qual cursou mestrado em direitos humanos na Suécia, Noruega e Inglaterra.
Atualmente, trabalha no portal de notíciais El País Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *